top of page

Piscinas: pontos importantes para manutenção ou reforma

  • Foto do escritor: Lorena Galvão
    Lorena Galvão
  • 31 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

Hoje o mercado oferece diversas possibilidades pra quem quer ter esse item de lazer, seja em casa ou condomínio. Os tipos mais conhecidos são as piscinas de vinil, alvenaria, concreto ou fibra.




Independente do tipo de piscina sabemos que a manutenção é de extrema importância para mante-la sempre linda e adequada para o uso. Além disso, você sabia que uma piscina em bom estado aumenta em cerca de 30% o valor do imóvel?


Muitas são as vantagens em ter esse item de lazer, e para manter a qualidade e aumentar a vida útil dele trouxemos algumas dicas que são de grande valia e vão te ajudar na hora de reformar ou fazer a manutenção da sua piscina, e o melhor é que não importa qual modelo você tenha, seja vinil ou alvenaria, essas dicas são versáteis e auxiliarão você a avaliar como tomar as decisões dos serviços em todos os tipos de piscina.


O primeiro ponto que deve ser levado em consideração é o planejamento. Sim parece óbvio mas muitas vezes esse item é esquecido. Planejar não significa levar em consideração somente o custo ou duração da obra, itens como a estação do ano e pré vistoria especializada também fazem parte dessa etapa.


Isso porque se por exemplo, você fizer a reforma ou manutenção da piscina no outono ou inverno, devido à estiagem as chances de atraso ou parada dos serviços é muito menor do que se o mesmo serviço for realizado no verão, onde as chuvas são recorrentes.


O segundo ponto são os profissionais envolvidos, desconfie de preços milagrosos ou prazos fantásticos. Aqui o famoso "barato sai caro" cai como uma luva. Lembre-se nem sempre a execução mais rápida (se é que vai ser cumprida) é bem feita, pois cada material tem o seu modo de utilização e tempo de cura, que claro, devem ser cumpridos, visando manter a qualidade e garantia dos serviços.


O alinhamento de demandas, é o terceiro ponto que deve ser levado em conta. A visita "in loco" é essencial para que isso ocorra, pois somente assim vai ser possível verificar se existem mais questões a serem levadas em consideração na hora da manutenção.


Muitas vezes por exemplo o intuito inicial é somente fazer a renovação do rejunte para a revitalização da área, com a visita é possível verificar se esse procedimento é o adequado, pois para a realização desse serviço existem duas premissas, é necessário que o azulejo existente esteja bem fixado e o rejunte íntegro, indicando dessa forma que não existem problemas que serão mascarados com essa renovação.


Caso seja verificado que essas premissas não existam, deve ser feita de forma minuciosa uma análise por toda a extensão da piscina, pois isso pode indicar a existência de falhas, que como resultado já devem ter ocasionado azulejos "ocos"e infiltração, podendo evoluir para destacamento no caso dos azulejos e a infiltração se desconsiderada a longo e médio prazo pode provocar um problema mais sério como um dano estrutural - dependendo da localização da piscina.


O quarto ponto é a utilização das normas. Você sabia que existe uma NBR somente para piscinas? Sim, é a NBR 10339. Ela trata desde o projeto até a manutenção, e é de extrema importância que o profissional escolhido para realizar o serviço tenha entre outras qualificações, o conhecimento dessa norma.


Cuidados básicos, não menos importantes são o quinto ponto a ser observado. Geralmente no inverno costumam ser deixados de lado, principalmente se a piscina em questão não possui sistema de aquecimento, o que diminui ainda mais a utilização da mesma.


Entre os principais cuidados estão:


  • a revisão da bomba (assegurando o correto funcionamento);


  • peneiração e aspiração (para retirar as sujeiras superficiais decorrentes do uso ou fatores externos - árvores, chuva ou vento);


  • uso de produtos químicos adequados - cloro, algicida e clarificante (lembrando que varia de piscina para piscina);


  • troca do filtro;


  • controle de índices químicos - pH e alcalinidade.


Para encerrar trouxemos alguns dos problemas mais comuns que podem ser identificados por você sindico ou condômino, separados por tipo de piscina:


  • Alvenaria ou Concreto

Mais comumente apresentam infiltração e azulejos "ocos" ou quebrados.



  • Fibra de Vidro

Os problemas mais comuns são furos ou descoloração.



  • Vinil

Geralmente apresentam rasgos, furos ou bolhas entre a manta e a superfície.



O ideal é tratar os problemas que aparecerem o quanto antes, evitando assim custos elevados ou transtornos maiores. Sempre com a ajuda de um profissional qualificado e que entre outras coisas vai verificar também a melhor forma de não prejudicar as áreas em torno da piscina.


Não esqueça de fazer nenhuma manutenção preventiva utilizando uma Planilha de Controle do Condomínio, totalmente gratuita!

Para baixa-la, Clique aqui!


Esperamos que você tenha gostado. Para mais dicas e assuntos relacionados nos siga também em nossas outras redes sociais. É só clicar nos ícones abaixo.










Komentarze


  • WhatsApp-icone
  • YouTube ícone social
  • Instagram
  • linkedin
  • facebook

©2020 por MLP ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES. 

bottom of page