Impermeabilização de lajes expostas: principais cuidados na hora de contratar
- Lorena Galvão
- 7 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Que a laje é um elemento estrutural muito importante nos diversos tipos de construção isso já sabemos, pois além de receber diversos tipos de carga, ainda tem a função de repassa-las as vigas e pilares.

Por ser uma estrutura de grande área e diretamente exposta as intempéries como sol, chuva, ação dos ventos, contato direto com a umidade e a grande amplitude térmica a que está sujeita no decorrer do dia, a laje sofre grandes movimentações de dilatação e contração, que aliadas a fatores como a movimentação da estrutura, trafego de pessoas e veículos e tipo de uso (área de lazer e/ou estacionamento) , as tornam mais suscetíveis as infiltrações.

Todos esses fenômenos (naturais ou não), podem gerar entre outras patologias fissuras e trincas, que são a porta de entrada para as infiltrações. E por isso o cuidado com a impermeabilização é tão importante quanto os cuidados com o dimensionamento, projeto e execução, que ocorrem no processo construtivo.
As falhas com a impermeabilização nesse tipo de estrutura podem gerar principalmente:

infiltração de água;
mofo;
goteiras;
comprometimento das instalações elétricas;
desprendimento da pintura;
desplacamento de revestimentos;
corrosão das armaduras;
comprometimento da estrutura.
Então para que você não seja pego de surpresa, trouxemos alguns dos principais cuidados na hora de contratar o serviço de impermeabilização, seja para manutenção ou primeira aplicação.
1. Projeto
É muito importante que o profissional contratado tenha conhecimento da norma NBR 9575, responsável pela regulamentação da obrigatoriedade na elaboração do projeto de impermeabilização antes da execução de qualquer serviço.
2. Cantos e Arestas
Devem ser arrendondados com argamassa adequada, com no mínimo de 28 dias antes do inicio da aplicação, para que possa ocorrer a cura completa do material.
3. Preparação

Antes de impermeabilizar é necessário realizar a preparação do local, de forma que o caimento esteja adequado e direcionando a queda aos pontos de escoamento (ralos e/ou calhas).
Dica de ouro: nos ralos procure deixar ou verificar se foi deixado uma abertura de borda de aproximadamente 2 x 2 cm para que o produto a ser aplicado possa penetrar nas laterais formando assim um tipo de dobra. Evitando que onde haja a caída possam surgir possíveis pontos de infiltração posteriormente.
4. Regras de aplicação

Independente do tipo de produto, respeite as instruções de uso, obedecendo os intervalos entre uma camada e outra e consumo por demão. Isso evita inclusive que você perca a garantia do fabricante, claro que aqui estamos levando como premissa que a execução tenha sido feita de foma correta.
5. Manutenção Preventiva

Não existe um tempo certo, como muitos dizem, para a manutenção da impermeabilização, mas o ideal é que ela ocorra a cada dois anos.
É importante que haja um planejamento antecipado, para que assim o serviço possa ocorrer da melhor forma possível, com o orçamento mais próximo possível do ideal, e sem que hajam problemas na execução - por exemplo se a laje em questão trata-se de um estacionamento, é necessário adequar onde os carros em questão ficarão durante o período do serviço.
Cabe lembrar que existem diferentes tipos de impermeabilizante e impermeabilização, devendo a escolha se adequar a que melhor atender a sua laje, levando em conta o tipo de material e objetivo da impermeabilização.
Esses temas complementares serão abordados em outros posts, então fique ligado e nos siga em nossas outras redes sociais. É só clicar nos ícones abaixo.
Não esqueça de fazer nenhuma manutenção preventiva utilizando uma Planilha de Controle do Condomínio, totalmente gratuita!
Para baixa-la, Clique aqui!
#CONSTRUÇÃOCIVIL #IMPERMEABILIZAÇÃO #LAJEEXPOSTA #OBRAS #MLPENGENHARIA #SOLUÇOESINOVADORAS #CONDOMINIO #MANUTENÇÃOPREDIAL #RETROFIT #PROJETOS #REFORMARESIDÊNCIAL #REFORMACOMERCIAL #GERENCIAMENTO #ORÇAMENTOS #INFILTRAÇÃO #TRINCAS #FISSURAS #RACHADURAS #LAJE #SINDICO #AVCB #QUADRA #QUADRAPOLIESPORTIVA #INOVAÇÃO #QUALIDADE #TECNOLOGIA
Comentarios