top of page

5 DICAS PARA MANUTENÇÃO DE QUADRA POLIESPORTIVA

  • Foto do escritor: Lorena Galvão
    Lorena Galvão
  • 21 de ago. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de ago. de 2020

As áreas comuns são um grande atrativo tanto para comercialização quanto para locação dos imóveis residenciais. Cada vez mais parecidas com itens de Resorts e clubes, a procura de empreendimentos com essas características aumenta consideravelmente a cada dia.


Por oferecerem além de muita comodidade,

moradores, esses itens tem forte impacto na decisão de compra. Além de agregarem valor ao imóvel caso futuramente o proprietário tenha a intenção de vender.


Mas claro que além desses atrativos os futuros compradores também levam em consideração o custo de manutenção que toda essa variedade de itens de lazer custa, observando também a periodicidade e a maneira como é feita essa manutenção.


Sabendo que o impacto de manutenção dessas áreas é completamento relacionado ao custo do condomínio, essas características e a gestão administrativa são levadas cada vez mais em conta na hora de escolher o imóvel dos sonhos.


Independente do padrão do condomínio, as áreas comuns com maior frequência de uso, geralmente se repetem, são elas:

  • academia,

  • brinquedoteca,

  • playground,

  • salão de jogos e

  • quadra poliesportiva.


Os demais itens de lazer como churrasqueira, área gourmet e salão de festas tem maior utilização durantes os finais de semana, por isso sua taxa de ocupação se comparada com os demais itens é mais baixa.


Os itens além da alta taxa de uso também se assemelham na porcentagem de custo condominial, que é bem baixa. O custo médio por item é equivalente a 3% das despesas anuais do condomínio.

A relação do uso das áreas de lazer versus o custo de manutenção devem sempre ser levadas em consideração na hora de eleger as prioridades de manutenção.


A quadra poliesportiva que está entre os itens de lazer mais utilizados pelos condôminos, seja para jogar aquela pelada com os vizinhos ou levar a molecada para gastar as energias, segundo pesquisa realizada pela Manager Gestão Condominial têm aproximadamente 45% de utilização dentro do período anual, e apesar disso representa apenas 1% dos gastos do condomínio dentro do mesmo período.


Devido a esse intenso uso é necessário dispensar atenção especial a esse item da área comum que divide opiniões e gera polêmica em quase todas as reuniões de condomínio. Trouxemos aqui alguns dos principais pontos que devem ser observados para manter a quadra sempre em bom estado:


1. Piso


O principal item, se não o mais importante, o piso das quadras exige manutenções periódicas - preferencialmente de forma semestral.

Itens como a pintura, fissuras e infiltrações devem ser observadas de perto afim de verificar se existe apenas uma questão superficial ou mais complexa como problemas de fundação ou nas camadas de construção que tem como um dos resultados a desagregação de materiais.


2. Ralos e Drenos


Essa dupla deve ser colocada no radar periódico de limpeza, para evitar a obstrução e/ou entupimento dos mesmos. Essa ação diminui a incidência de poças, uma das principais causas de desgaste dos pisos.



3. Iluminação


Deve ser levado em conta sempre a eficiência energética sem desconsiderar a boa visibilidade no local, principalmente durante à noite. A grande aposta tem sido os refletores em LED que chegam a apresentar uma economia de 25% nas contas de energia.


Além disso esse item é de fácil instalação, o que demanda menor quantidade de horas de mão de obra qualificada.


4. Equipamentos e acessórios


Postes, cestas, alambrados, traves e outros equipamentos devem estar sempre no radar. Por sofrerem, assim como o piso, efeitos constantes do clima tendem a se deteriorar mais facilmente.

Entender de forma mais especifica como esses itens se comportam com essa exposição ajudam bastante nessa tarefa, por exemplo, você sabia que os alambrados e/ou telas flexíveis de proteção podem passar por manutenção em caso de abaulamento? Resumidamente é um processo de esticamento (que deve ser realizado por mão de obra especializada claro!) deixando-as quase como novas, o que reduz a necessidade de sofrerem trocas.


Outra ação que deve ser tomada é o uso de produtos específicos como anti-ferrugem e limpezas periódicas juntamente com as boas práticas de utilização ajudam e muito a aumentar a vida útil desses itens.


5. Regras de uso


Não menos importante, as regras de uso são itens indispensáveis para manter a quadra sempre em bom estado. Elas devem estar escritas de forma clara e colocadas em local visível para que todos possam sempre consultar, como por exemplo quadro de avisos.

Para criação ou revisão das regras de utilização e atividades permitidas no uso, deve ser levado em consideração por exemplo o tipo de material da pintura, se é flexível ou com proteção, o que pode permitir ou não o uso de skates e patins.





Enfim tudo vai depender das características particulares de cada condomínio.


Não esqueça de fazer nenhuma manutenção preventiva utilizando uma Planilha de Controle do Condomínio, totalmente gratuita!

Para baixa-la, Clique aqui!

O que achou das dicas? Já teve problemas no condomínio por falta de manutenção? Aproveite e deixe o seu comentário: sua opinião é importante para nós!



Para mais informações e posts como esse nos siga também em nossas outras redes sociais, é só clicar nos ícones abaixo.









コメント


  • WhatsApp-icone
  • YouTube ícone social
  • Instagram
  • linkedin
  • facebook

©2020 por MLP ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES. 

bottom of page