top of page

Dicas para reformar o seu escritório e ter um ambiente corporativo moderno e funcional.

  • Foto do escritor: Marcelo Reina
    Marcelo Reina
  • 9 de jul. de 2020
  • 8 min de leitura



Como você já deve ter reparado, não é surpresa para ninguém que a grande maioria das pessoas passam muito mais tempo dentro do ambiente em que trabalham do que em suas próprias casas. Então, é de extrema importância que este ambiente de trabalho não seja somente funcional. O ambiente de trabalho deve ser confortável e deve oferecer as mínimas condições de trabalho necessárias aos funcionários.

Como a arquitetura vem ganhando mais espaço e os projetos de arquitetura corporativa (principalmente os projetos mais contemporâneos, de empresas mais jovens) vêm sendo cada vez mais divulgados, preparamos algumas dicas para reforma de escritórios.

Se você é empresário e gostaria de uma reforma em seu escritório, mas não sabe por onde começar, ou deseja tirar o seu sonho de ter uma empresa do papel, pegue um papel e uma caneta, e aproveite para anotar todas as dicas para transformar o seu ambiente de trabalho em um espaço mais moderno e agradável!


A arquitetura corporativa


Se você acompanha blogs, sites e algumas redes sociais sobre arquitetura, já deve ter ouvido falar ou já deve ter visto pelo menos alguma imagem de algum projeto de arquitetura corporativa.

A qualidade de vida e a valorização dos funcionários vêm se tornando cada vez mais importantes para muitas das empresas nos últimos anos. Os funcionários são as peças chave para os bons resultados e o sucesso de uma empresa. O ambiente de trabalho tem um papel importante e influencia, não somente na produtividade, mas também nas relações entre os colaboradores.

Como grande parte da população passa a maior parte do dia dentro do ambiente de trabalho e como as relações e dinâmicas de trabalho se transformaram nos últimos tempos, surgiu a necessidade de transformar a atmosfera dos ambientes corporativos.

Os escritórios precisavam deixar de serem vistos como ambientes sóbrios e sérios, como apenas um lugar para trabalhar e deveriam se transformar em ambientes acolhedores e prazerosos, capazes de auxiliar no empenho dos colaboradores nas extensas jornadas de trabalho diárias, mas, ao mesmo tempo, não poderiam perder a funcionalidade.


Quero reformar o meu escritório. Por onde começar?


Apenas a ideia de reformar qualquer tipo de ambiente, seja ele de grandes dimensões ou pequenino, causa um certo espanto. Os motivos são muitos: o barulho, a sujeira, os gastos excessivos, a dor de cabeça com todos os problemas e imprevistos que podem surgir durante o processo.

Porém, algumas reformas são necessárias e não devem ser adiadas. Quando se trata de um ambiente empresarial, principalmente, uma vez que as instalações e os ambientes de trabalho são o grande cartão de visitas de uma empresa.

Todo responsável por uma empresa tem o desejo de que seu escritório tenha uma boa aparência, para que seja bem visto por clientes, funcionários e concorrentes.

Já pensou se você é o grande escolhido como responsável por todo o processo de reforma de seu escritório? E agora, o que fazer? Por onde começar? Quais devem ser os primeiros passos?

O primeiro passo para reformas de escritórios e de grande importância, é pensar que uma reforma não deve ser vista como um gasto para a empresa, mas sim como um investimento, uma vez que irá transformar o ambiente de trabalho em um espaço mais agradável, contribuindo para a motivação e, consequentemente, para o aumento da produtividade dos funcionários, otimizando os resultados da empresa.

O segundo passo, é entrar em contato com uma empresa de engenharia e arquitetura, para se responsabilizar no desenvolvimento do projeto e no acompanhamento da obra. É importante pensar que ter um responsável que possui os conhecimentos necessários para executar uma reforma é um grande investimento, e não um gasto.

Como já dito anteriormente, a empresa terá a qualificação necessária e será de grande importância no desenvolvimento de um bom projeto e no sucesso da obra, evitando toda a dor de cabeça que envolve qualquer tipo de reforma.

Além disso, a presença de uma empresa especializada evitará gastos extras e desnecessários, uma vez que ela saberá investir em materiais e mobiliários duradouros, além de se responsabilizar por contratar fornecedores qualificados e cumprir todo um cronograma e o orçamento estipulado para a reforma.

Dicas de reforma para escritório


Separamos 9 dicas de reformas para escritórios. Para que a reforma de seu escritório seja de total sucesso.


1 – Tente planejar a reforma de seu escritório com antecedência.


Percebeu que seu ambiente de trabalho precisa ser transformado? É importante saber o que e quais ambientes deverão ser reformados, qual será o tipo de reforma necessária, quais os prazos para que o processo seja concluído e quais serão as consequências da reforma (se um departamento inteiro da sua empresa precisar passar por uma reforma, a equipe deverá ser deslocada para outro espaço, para que sua produtividade não seja afetada.

É importante levar estes deslocamentos e os demais acontecimentos em consideração, para que não haja uma desorganização e a empresa não seja afetada);


2 – Deixe os colaboradores da empresa cientes da reforma.


A melhor forma de garantir que todas as necessidades do escritório sejam atendidas pelo projeto é incluir quem trabalha no local nesse processo. Por isso, peça para que os colaboradores informem o que é necessário para tornar os espaços de trabalho mais confortáveis, funcionais, organizados e estimulantes.

Mantenha-se aberto para receber sugestões e repasse estas informações aos responsáveis pelo projeto. Dessa maneira, eles conseguirão projetar transformações positivas que resultem em um melhor funcionamento da empresa

Além disto, os funcionários de sua empresa devem estar cientes de que a empresa passará por uma reforma. Afinal, todos estarão envolvidos no processo e devem se preparar para este período de transformação e maior agitação.

3 – Saiba qual é a melhor época de realizar uma reforma para escritório.


Se você precisa transformar algum ambiente externo de sua empresa, como um jardim ou a fachada, por exemplo, é importante que esta reforma aconteça em um período mais seco, em que não ocorram tantas chuvas, para que o prazo estipulado para a obra seja cumprido e não haja atrasos desnecessários.


4 – Invista em mobiliários de boa qualidade.


Como você deve saber, a definição do layout interfere diretamente no design feito pela marcenaria. Mais do que isso: ele precisa ser bem distribuído e funcional para que não atrapalhe as atividades cotidianas do escritório. Itens como a altura das bancadas e a quantidade de prateleiras e gavetas, por exemplo, devem ser considerados de acordo com as necessidades.

É fundamental que formatos, cores e texturas estejam de acordo com a identidade visual da empresa, Além do mais, o material escolhido deve ser de boa qualidade para que as peças não se deteriorem com facilidade.


5 – Ajuste a comunicação visual


Replicar a logo da empresa em todos os espaços ou repetir suas cores nas paredes não são boas estratégias para fortalecer a marca. Mais do que em cores e formas, a inserção da identidade da organização nos espaços físicos precisa ser feita de maneira sutil e estratégica.

Pesquise quais são as cores ideais, que transmitam maior conforto para seu ambiente de trabalho e lembre-se de levar em conta as cores de sua empresa, para escolher a paleta de cores mais adequada e colocar a mão na massa.


6 – Dê preferência às soluções mais flexíveis.


Uma boa maneira de personalizar os ambientes é usar os tetos de forma criativa, bem como optar por revestimentos e cores que ajudem a ampliar e ressaltar os espaços.

Fuja do comum e abra-se para as infinitas possibilidades que esses itens podem proporcionar. Com um olhar crítico e a consultoria de uma empresa, evita-se chegar ao efeito oposto: ambientes poluídos e sem propósito.

Lembre-se, também, de considerar as possibilidades futuras de expansão das atividades e dos espaços. Assim, não vai ser necessário fazer outra reforma em pouco tempo. E mais: inclua soluções como divisórias móveis e mobiliário que possa ser facilmente reorganizado.


7 – Invista em materiais de boa qualidade


Não adianta ter o melhor projeto de arquitetura corporativa nas mãos se você não vai seguir os conselhos da empresa responsável quanto à compra de materiais. O projeto deve vir com os materiais que serão utilizados especificados, não só para facilitar a compra, mas para tornar a obra mais durável.

É possível encontrar no mercado todo tipo de material com os mais diferentes valores. Antes de começar a comprar, faça uma pesquisa comparativa de preços para poder aproveitar ofertas e condições de pagamento. Além disso, desconfie de valores muito abaixo do mercado, pois isso pode indicar que o produto possui qualidade inferior ou está com defeito.


8 – Dê preferência aos Layouts mais abertos.


Os chamados Layouts open space, espaços de trabalho colaborativo, mais amplos, que possuem a flexibilidade como principal característica, permitindo a integração dos espaços de trabalho, além de serem uma grande tendência nos projetos de arquitetura corporativa contemporâneos, podem ser uma opção muito interessante para o projeto de reforma de seu escritório, já que eliminam as paredes e divisórias, tornando o processo de reforma muito mais rápido e prático.


9 – Como saber se já está na hora de reformar o seu escritório?


Não existe segredo algum para conseguir identificar se é necessário que seu escritório passe por uma reforma. Basta prestar atenção nos sinais.

Fazem parte destes sinais: a desmotivação e desânimo dos funcionários, ajustes frequentes no espaço de trabalho e no mobiliário, vazamentos, rachaduras, aparência e mobiliários defasados (mesas riscadas, cadeiras descosturadas e furadas, por exemplo), revestimentos danificados, ruídos e demais barulhos que desconcentram e atrapalham o rendimento dos colaboradores, espaços apertados, entre outros.

Agora é com você!


Já que você chegou ao final deste artigo, certamente anotou todas as dicas de reforma para escritório e já está preparado para colocar a mão na massa para transformar o seu ambiente de trabalho e deixa-lo bonito e agradável sem dores de cabeça e com muito sucesso.

Que tal compartilhar este post em suas redes sociais, para que seus colegas de profissão, familiares e amigos também possam aproveitar estas dicas e também possam reformar seus escritórios? Temos certeza que eles vão gostar muito!

Tem mais alguma dica ou alguma dúvida sobre reforma para escritório? Deixe seu comentário e sua opinião sobre este artigo abaixo.

Preparamos tambem um checklist para que você siga ao realizar a sua reforma:


Adapte a lista a seguir às necessidades da sua obra e a mantenha visível para não esquecer nenhuma etapa importante. Confira:

  • Contratar uma empresa experiente para projetar os espaços;

  • Aprovar o projeto e definir o responsável pela obra;

  • Entregar o projeto da obra e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ao responsável pelo condomínio;

  • Retirar móveis e demais objetos dos espaços que serão reformados;

  • Alterar ou demolir paredes que não sejam estruturais;

  • Retirar revestimentos, portas e janelas e trocar bancadas e soleiras;

  • Remover o entulho;

  • Construir as novas paredes e instalar ou alterar pontos hidráulicos e elétricos;

  • Preparar a estrutura para ar-condicionado e gesso (drywall e sancas);

  • Regularizar paredes e contrapiso;

  • Impermeabilizar os locais em que pisos e revestimentos serão colocados;

  • Definir e furar os pontos de luz no forro de gesso;

  • Instalar os revestimentos (no piso e nas paredes);

  • Instalar nichos, bancadas, prateleiras e itens hidráulicos (torneiras, vasos sanitários, duchas e outros);

  • Pintar tetos, paredes, janelas e portas;

  • Colocar móveis planejados ou embutidos;

  • Instalar os itens frágeis (luminotécnica, vidros, espelhos, boxes e afins);

  • Fixar rodapés;

  • Instalar ar-condicionado ou aquecedor e redes de proteção;

  • Retirar entulhos que eventualmente tenham sobrado;

  • Retocar a pintura;

  • Posicionar os móveis soltos e os objetos decorativos.

Para que o resultado de uma reforma de escritório não descaracterize a empresa, é preciso que seja fiel ao que a organização quer apresentar para parceiros, colaboradores e clientes. Além disso, ela deve agregar valor e qualidade de vida aos usuários dos ambientes, com espaços mais funcionais e adequados às suas necessidades.

Quer um projeto de arquitetura corporativa ideal para o cotidiano do seu escritório? Entre em contato conosco agora mesmo! Nós, da MLP Engenharia e Construções, estamos prontos para atendê-lo!

Para ficar por dentro das novidades, siga-nos em nossas redes sociais.

1 Comment


cnn tout
cnn tout
Oct 24, 2022

Muito Bom !!!!


www.priettodivisorias.com.br

Like
  • WhatsApp-icone
  • YouTube ícone social
  • Instagram
  • linkedin
  • facebook

©2020 por MLP ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES. 

bottom of page