Como tratar infiltração em lajes e paredes!
- Marcelo Reina

- 27 de abr de 2020
- 3 min de leitura

Infiltrações em lajes e paredes podem ser uma grande dor de cabeça para os usuários. Elas provocam danos estruturais e contribuem para a formação do mofo, bolor, rachaduras, trincas e manchas, além de desgaste na pintura.
Estas são algumas consequências das infiltrações, entretanto, caso elas atinjam as lajes, a situação pode ser ainda pior.
É importante evitar o aparecimento das infiltrações, mas caso já se encontre, é necessário tratá-las com urgência de acordo com o tipo de infiltração presente.
Tratando da maneira correta, os prejuízos serão menores. Por isto a importância da manutenção na estrutura.
A seguir a MLP Engenharia e construções explica como tratar infiltração em lajes e paredes:
Os indícios das infiltrações
A infiltração em lajes é um sinal de perigo, pois pode afetar toda a estrutura do imóvel.
Da laje, a água pode se deslocar para as paredes, atingindo conduítes e assim gerar um curto circuito.
Saber que existe água se infiltrando na laje e nas paredes não é algo tão simples. Infiltrações em lajes de concreto são comuns, sendo os principais sinais: bolhas na pintura, manchas escuras, pintura descascando, mofo e bolor. Caso a infiltração tenha sido causada por rachadura, haverá uma goteira bem visível.
As causas das infiltrações em lajes e paredes
As causas das infiltrações podem ser diferentes e a seguir listaremos algumas:
· Falta de sistema de impermeabilização na laje;
· Impermeabilização mal executada nos pisos e fundações;
· Trincas, fissuras e rachaduras causadas pelo tempo e pela má execução ou manutenção da laje;
· Ação de intempéries;
· Falta de manutenção no sistema de impermeabilização;
· Telhas quebradas;
· Calhas com vazamentos;
· Pontos em que a água da chuva consegue se acumular, como em rodapés do lado de fora da construção;
· Trincas e rachaduras no lado externo que permitem que a água da chuva passe para o interior;
· Paredes construídas na divisa (sem o devido tratamento);
· Tubulações com vazamentos.
A atuação de um profissional especializado é a melhor forma de identificar e diagnosticar as infiltrações. Existem equipamentos sofisticados que possibilitam identificar o problema sem a necessidade de quebrar. Eles podem chegar ao foco do problema com mais precisão, garantindo assim mais segurança e economia para o cliente.
Impermeabilização da laje
Uma das formas mais eficazes de evitar as infiltrações em lajes e paredes é impermeabilizando. A laje deve ser impermeabilizada assim que executada.
Caso seja uma construção antiga, deve-se impermeabilizar o quanto antes.
É imprescindível a consultoria e auxílio de um profissional especializado, para que seja aplicado o produto mais adequado.
Entre os materiais de impermeabilização mais importantes, estão a manta asfáltica, as resinas impermeabilizantes e a argamassa polimérica. A região precisa estar limpa e é preciso seguir as orientações dos fabricantes.
Os fabricantes indicam se o material é próprio para lajes que tenham tráfego ou não. Fique atento!
Um ponto importante é realizar um contrapiso com caimento, a fim de garantir o perfeito escoamento da água, evitando assim que ela se acumule na laje.
Impermeabilização das paredes
As paredes, especialmente as externas e de áreas úmidas (banheiros, cozinha, lavanderia, ...), necessitam de um sistema de impermeabilização adequado (argamassa polimérica, tintas e resinas impermeabilizantes, ...).
Caso a umidade na parede seja resultante de fissuras ou rachaduras, é necessário um tratamento especifico.
As infiltrações mais graves
Se a infiltração já alcançou toda a laje, indo além de uma rachadura, deve ser avaliado por um profissional especializado que dará a melhor solução, uma vez que o problema pode ter ocasionado danos a estrutura, correndo o risco de “cair”.
Porque contratar um profissional especializado?
Seja um problema grave ou não, é imprescindível recorrer a um profissional especializado, para que sejam resolvidos os problemas de infiltrações com o emprego do método e material correto, economizando assim em retrabalho e aumentando a vida útil da estrutura.
Além de identificar a existência e os focos das infiltrações, um profissional tem condições de sugerir e efetivar as melhores soluções, resolvendo o problema antes que ele piore, traga mais riscos e se torne mais caro a solução.
Hoje há soluções baseadas em poliéster flexível que são indicadas principalmente para reformas, pois podem ser empregadas diretamente sobre a superfície, sem a necessidade de quebrar. Existem também produtos à base de silicone que podem ser aplicados em lajes técnicas (sem trânsito de pessoas), e que oferecem resultados satisfatórios.
As infiltrações em lajes e paredes realmente podem causar muitas dores de cabeça.
Mas não se assuste! A MLP engenharia e construções tem um time de especialistas que podem auxilia-lo, empregando o melhor método e resolvendo de forma barata e duradoura.
O que achou das dicas? Já teve problemas com vazamentos e infiltrações nas paredes e na laje de sua casa? Aproveite e deixe o seu comentário: sua opinião é importante para nós!
Para ficar por dentro das novidades, siga-nos em nossas redes sociais.
#CONSTRUÇÃOCIVIL #INOVAÇÃO #QUALIDADE #TECNOLOGIA #OBRAS #MLPENGENHARIA #SOLUÇOESINOVADORAS #FACHADA #CONDOMINIO #MANUTENÇÃOPREDIAL #RETROFIT #PROJETOS #IMPERMEABILIZAÇÃO #REFORMARESIDÊNCIAL #REFORMACOMERCIAL #GERENCIAMENTO #ORÇAMENTOS #INFILTRAÇÃO #TRICAS #FISSURAS #RACHADURAS #LAJE




Comentários