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Boas práticas para a volta ao trabalho em escritórios de pequeno porte!

  • Foto do escritor: Marcelo Reina
    Marcelo Reina
  • 13 de mai. de 2020
  • 4 min de leitura

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Devido a pandemia da COVID-19 (Doença causada pelo coronavirus), experimentamos diariamente mudanças em nosso dia a dia.

Estas mudanças exigem maiores cuidados com ações de higiene, nas relações sociais e também apresentará impactos relevantes quando for indicada a volta das atividades (inicio do “afrouxamento da quarentena”).

Os serviços públicos e as atividades essenciais considerados indispensáveis como: assistência à saúde, assistência social, atividades de segurança pública e privada, transporte intermunicipal, interestadual e internacional de passageiros e o transporte de passageiros por táxi ou aplicativo, telecomunicações e internet, captação, tratamento e distribuição de água, captação e tratamento de esgoto e lixo, dentre outros, não pararam, entretanto, muitas outras atividades tiveram suas jornadas diminuídas, até mesmo paralisadas ou transformadas em atendimento remoto (home office). Sendo assim, é importante entender que, com a volta vagarosa das atividades não essenciais, novos procedimentos dentro dos ambientes de trabalho se tornam necessários para minimizar as formas de transmissão do vírus. Lembra-se que a transferência dele acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

· Toque do aperto de mão;

· Gotículas de saliva;

· Espirro;

· Tosse;

· Catarro;

· Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Assim, para a volta ao trabalho em escritórios de pequeno porte, listamos abaixo as medidas/boas práticas que devem ser adotadas para minimizar a transmissão da doença. As sugestões e recomendações estão descritas conforme os setores da empresa:

1. Recepção

· Disponibilizar na entrada do estabelecimento e em outros lugares estratégicos e de fácil acesso, álcool em gel para utilização de todos que transitarem pelo local;

· Assegurar que os clientes adentrem ao estabelecimento somente com o uso de máscara;

· Providenciar e distribuir em lugares estratégicos, cartazes com orientações e incentivos para a correta higienização das mãos.

2. Sala de reuniões:

· Manter locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar condicionados limpos e, obrigatoriamente, manter pelo menos uma janela externa aberta ou qualquer outra abertura, contribuindo para a renovação do ar.

3. Copa/cozinha:

· Deverá ser respeitada, nas áreas de consumação de alimentos destinadas aos empregados/funcionários, a ocupação máxima de 4 (quatro) pessoas por mesa e a distância mínima linear de 2 (dois) metros entre as mesas.

4. Sanitários:

· Higienizar no início das atividades e durante o período de funcionamento, com intervalo máximo de 3 (três) horas, os pisos e banheiros, preferencialmente com água sanitária;

· Manter disponível kit completo de higiene de mãos nos sanitários de clientes e funcionários, utilizando sabonete líquido, álcool em gel 70% e toalhas de papel não reciclado.

5. Mesas/estações de trabalho:

· Higienizar no início das atividades e após cada uso, durante o período de funcionamento, as superfícies de toque;

· Garantir aos funcionários o uso de máscaras, de pano ou descartáveis, devendo a troca ser realizada a cada período de trabalho ou sempre que tornar-se úmida ou apresentar sujidades.

· Os funcionários devem ser orientados a intensificar a limpeza das áreas (pisos, ralos, paredes, teto, etc.) com desinfetantes próprios para desinfecção, com álcool 70%, de superfícies e utensílios frequentemente tocados como: maçanetas, mesas, balcões, corrimões, interruptores, elevadores, balanças, entre outros;

6. Manuseio de papéis/documentos internos, equipamentos de trabalhos comunitários, telefones celulares, copiadora, etc:

· Os dispensadores de água que exigem aproximação da boca para ingestão, devem ser lacrados em todos os bebedouros, permitindo-se o funcionamento apenas do dispensador de água para copos. Os estabelecimentos deverão fornecer copos descartáveis aos clientes e funcionários. Também é permitido copos ou canecas não descartáveis, desde que seja de uso individual;

· Evitar o compartilhamento de objetos pessoais de trabalho, tais como fone de ouvido, headsets, celulares, canetas, lápis, copos, vasilhas e outros objetos.

· Promover com maior frequência, a higienização de objetos, superfícies e equipamentos de trabalho, compartilhados ou não, onde haja possibilidade de contato com as mãos ou outras partes do corpo (mesa, telefone, teclado, ferramentas, botões, alavancas, corrimões, maçanetas, bancadas, torneiras, equipamento sanitário, etc.), utilizando detergente neutro, seguida de aplicação de solução de álcool 70% ou outros desinfetantes, conforme o material permitir;

7. Recebimento e despacho de documentos envolvendo contato físico:

· Uso de álcool em gel após manusear objetos tocados por outras pessoas, como dinheiro, papéis, ferramentas, caixas, pastas, entre outros.

8. Distanciamento social no ambiente interno de trabalho: mesas, cadeiras, bate papo de corredor etc.:

· Reorganizar a jornada de trabalho, proporcionando o distanciamento social recomendado, com distância maior que 1 metro entre as pessoas;

· Não utilizar (anéis, pulseiras, relógios, colares, piercing, brincos, ...) durante a realização dos procedimentos de limpeza;

· Manter os cabelos presos, barba feita ou aparada e protegida, unhas limpas e aparadas; os calçados devem ser fechados e impermeáveis; lembrar que o uso de luvas não substitui a higiene adequada das mãos com água e sabão; o uso de álcool gel 70% é pertinente após higiene adequada das mãos.

· Seguir os planos de contingência recomendados pelas autoridades locais, tais como permitir a ausência no trabalho, implantar escalas diferenciadas, adotar trabalhos em turnos, reduzir a força de trabalho necessária, permitir a realização de trabalhos a distância, dentre outras formas que possam evitar a aglomeração de pessoas no local de trabalho;

9. Balcão de órgãos públicos:

· Fazer o uso de máscaras, de pano ou descartáveis. Exigir o uso da mesma pelos técnicos do atendimento ao público;

· Organizar as filas nos balcões de modo a manter distância mínima de segurança de 2 metros entre os clientes;

· Uso de álcool em gel após manusear objetos tocados por outras pessoas, como dinheiro, papéis, ferramentas, caixas, pastas, entre outros.

· Evitar aglomerações e longa permanência nos estabelecimentos, mantendo distância de no mínimo 2 metros de outras pessoas, inclusive nas filas;

· Higienizar balcões, bancadas, telefones fixos/móveis e outros itens de uso comum, com álcool 70% ou diluição de hipoclorito de sódio a 2%, em intervalos mínimos de 30 minutos;

O que achou das dicas? Preparado para o retorno ao local de trabalho? Aproveite e deixe o seu comentário: sua opinião é importante para nós!

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