SAPATA: Qual o tipo perfeito para sua construção ?!
- Lorena Galvão
- 22 de out. de 2020
- 3 min de leitura

A sapata é um elemento de fundação muito importante para a integridade de qualquer construção, e por isso na hora de "escolher" o tipo de sapata que vai ser usada no seu projeto é preciso se atentar a todos os detalhes e particularidades de cada modelo.
Não entendeu nada? Calma que eu te explico! Vamos voltar um pouco no conteúdo e falar da fundação, elemento da edificação responsável por resistir as tensões, transmitir as cargas estruturais para as camadas mais firmes do solo, sem resultar rupturas ou alterações na construção. Para garantir a qualidade da fundação - afim de alcançar o objetivo final: a segurança da estrutura e dos moradores do imóvel - aspectos como dimensionamento e boa execução devem ser observados de perto.

A fundação é portanto o alicerce essencial a qualquer obra. E para atender a todos os gostos e projetos, existem diversos tipos de fundação, sendo uma delas a sapata.
Estabelecida a conexão entre os assuntos, vamos nos aprofundar no tema. A sapata também conhecida como fundação superficial, pode ser projetada em vários tamanhos, frequentemente de base em planta quadrada, trapezoidal e/ou retangular.
Vamos as definições:

Superficial - indica que a escavação foi realizada com menos de três metros de profundidade. Também conhecida como direta ou rasa, fazem a distribuição da carga ao terreno por meio da base.
Profunda: indica que a profundidade da escavação foi superior a três metros. Também conhecida como fundação indireta, faz a distribuição da carga pela ponta ou superfície lateral , conhecida popularmente como guste.
Para definir qual tipo de sapata adequada para o projeto, é preciso que além de conhecer dados como as tensões e esforços que atuam no solo, calcular o dimensionamento e conhecer as regulamentações normativas - NBR 6122/10 e NBR 6118/14. Ambas falam sobre projetos e execuções de fundação.
Você sabia que uma sapata bem dimensionada, sendo executada de forma eficiente, suportam cargas mais elevadas que outros elementos de fundação? Como por exemplo radiers, vigas e blocos.
Vamos aos tipos de sapata e principais indicações:
Isolada - Essa sapata utiliza as armações de aço mais comuns - o radier e gaiola, sendo de fácil execução e se tornado um dos tipos mais usados na construção civil. Sua maior particularidade é o suporte de carga, cada sapata é dimensionada para apoiar somente a carga de um pilar ou coluna. Interligadas apenas pelo baldrame.
Ou seja, a transmissão ocorre por "etapas": inicialmente o peso (laje, vigas, telhado) é transmitido para as colunas, que o transfere as sapatas, que realizam a distribuição para o solo.
Corrida - caracteriza-se por ser um pouco mais fina no cumprimento, o que a torna menos rígida. Sendo utilizada para apoiar cargas contínuas distribuídas de forma linear - muros, paredes. Por isso costuma, ser muito usada para edificações de baixa altura e muros de divisa.
Associada - também conhecida como radier parcial. É uma sapata isolada melhorada , já que transmite e distribui as tensões de dois ou mais pilares. Sendo usada como alternativa quando a distância entre duas ou mais sapatas isoladas é pequena.
Divisa ou alavancada - é bastante usada em divisas de terreno e estruturas vizinhas a algum obstáculo. Dimensionada como viga de equilíbrio, a base não coincide com o centro de gravidade do pilar, o que resulta em um momento fletor. O que permite que a viga em equilíbrio, transmita os esforços do pilar e sapata para a estrutura.
Com esse post você pode aprender as características e uso dos principais tipos de sapata, além das diferenças de dimensionamento.
Ainda tem muito assunto pela frente, como execução de sapatas, influência do solo, etc. Mas aqui já deu pra se ter uma ideia do que vem por aí.
Compartilhe, curta e PRINCIPALMENTE comente o que você quer ver por aqui. Isso nos ajuda a saber qual conteúdo tipo de conteúdo você gosta.
Aproveita e já nos siga em nossas redes sociais, todo dia postamos conteúdos por lá! É só clicar nos ícones abaixo.
#CONSTRUÇÃOCIVIL #INOVAÇÃO #QUALIDADE #TECNOLOGIA #OBRAS #GERENCIAMENTO #MLPENGENHARIA #SOLUÇOESINOVADORAS #CONDOMINIO #MANUTENÇÃOPREDIAL #RETROFIT #PROJETOS #IMPERMEABILIZAÇÃO #REFORMARESIDÊNCIAL #REFORMACOMERCIAL #INFILTRAÇÃO #TRINCAS #FISSURAS #RACHADURAS #LAJE #QUADRA #QUADRAPOLIESPORTIVA #PISCINA #FACHADA #PRIMEIROAPARTAMENTO #PROJETOEXECUTIVO #TOPOGRAFIA #LEVANTAMENTOPLANIALTIMETRICO #LEVANTAMENTOTOPOGRAFICO #ALTIMETRICO #PLANIMÉTRICO #IMOVEIS #COMPROVAÇÃOLEGAL #DOCUMENTAÇÃOOBRIGATÓRIA #DOCUMENTACAOOBRIGATORIA #SAPATA #FUNDAÇÃO #SAPATAISOLADA #SAPATACORRIDA #FUNDAÇÕES