9 reparos rápidos e de baixo custo para manutenção de imóveis locados.
- Lorena Galvão
- 30 de set. de 2020
- 3 min de leitura

Morar de aluguel tem sido uma tendência cada vez mais popular no Brasil, seja pela facilidade de mudança ou por falta de recurso para realizar o investimento no sonho do próprio imóvel, não importa qual o motivo, o fato é que esse movimento imobiliário tem sido cada vez mais frequente.

Segundo dados do IBGE, entre 2017 e 2018, o percentual de imóveis locados aumentou cerca de 5,8%. E a tendência é que ele continue crescendo. Por isso hoje trouxemos alguns reparos rápidos e de baixo custo, para você realizar a manutenção do imóvel locado.
Antes uma dica rápida: é de suma importância que se você não conhece, dê uma olhada na Lei do Inquilinato - 8245/91, nela é possível encontrar as principais regras de locação, assim como as principais responsabilidades e deveres de locador e locatário.
Vamos a alguns dos reparos mais comuns e rápidos que podemos realizar no imóvel:

1. LIMPEZA DOS SIFÕES - é importante que a cada 6 meses seja realizada uma limpeza nesses itens (caso você não tenha familiaridade, sifão é aquele tubo plástico que encontramos embaixo das pias e que leva a água direto para tubulação de esgoto), pois devido ao intenso uso é comum que as sujeiras fiquem acumulas, podendo gerar mau cheiro ou até diminuir a vazão d'água, ocasionando posterior entupimento.
2. TRILHO e FECHADURAS - coloque grafite em pó nos trilhos de janelas e portas externas, e também nas fechaduras, evitando assim que tanto a chave emperre ou as janelas e portas emperrem ao fechar.

3. AREJADORES DE TORNEIRAS - o ideal é uma limpeza semestral em todos os arejadores, pois além de garantir a qualidade da água, também mantém a vazão e pressão sempre constante. Observe se existem vazamentos, os casos mais comuns são os pingos que indica a necessidade de troca do "courinho" ou o vazamento pela parte de cima (no engate do arejador) indicando a necessidade de troca da rosca interna do arejador.
4. FERRAGENS - lubrifique as ferragens (dobradiças e pistões) com produto adequado (WD, desengripante ou produto indicado pelo fabricante) anualmente.

5. RALOS - é muito importante que sejam limpos quinzenalmente, ou até antes, principalmente os ralos dos banheiros. O acumulo de sujeira (cabelos principalmente) podem causar empoçamento e dificuldade de escoamento de água.
6. DOBRADIÇAS e CORREDIÇAS - costumamos encontra-las principalmente nos armários, e devido o abre e fecha constante, o desgaste ocorre de forma mais rápida. Então é necessário que a aproximadamente a cada três meses haja o aperto e/ou manutenção dessas peças. Geralmente o aperto e lubrificação das peças já é o suficiente para garantir um bom desempenho sem rangidos ou dificuldades para abertura e fechamento dos mesmos.

7. ÁREAS MOLHADAS - semestralmente PREFERENCIALMENTE troque o silicone dos boxes e bancadas (encontros da pedra com a torneira e quinas internas), assim é bem difícil que ocorram vazamentos. A troca garante que o acabamento impermeável esteja sempre limpo (sem fungos). Mas caso você não tenha muita destreza, apenas reponha o silicone onde existir falhas.
8. MAÇANETAS - geralmente esses acabamentos são de alumínio ou metal, e por esse motivo acabam riscando muito fácil, dando um aspecto velho ou desgastado mesmo em acabamentos novos. A dica aqui é que você utilize polidor líquido ou em pasta (Polibril, Brassol) para polir esses acabamentos, isso vai restaurar seu aspecto e deixar a peça brilhando como nova.

9. FILTROS - é importante que os filtros sejam trocados e/ou limpos periodicamente. Tanto o do ar-condicionado quanto o da coifa ou exaustor, necessitam de atenção especial, para manter o ar sempre limpo e o ambiente sem aquele cheiro desagradável de pó ou gordura, respectivamente.
Lembrando que esses cuidados básicos, não necessitam de autorização, e caso você prefira, caro leitor, já leve esses itens como check-list para o próximo imóvel, verificando se essas manutenções foram realizadas o custo de manutenção será menor no decorrer da sua locação, e você também vai evitar surpresas.
Nos próximos posts traremos mais temas como esse, abordando responsabilidades, deveres e direitos, tanto de locador quanto de locatário. Gostou? Deixe seu comentário, e nos siga em nossas redes sociais. É só clicar nos ícones abaixo.
#CONSTRUÇÃOCIVIL #INOVAÇÃO #QUALIDADE #TECNOLOGIA #OBRAS #GERENCIAMENTO #SINDICO #AVCB #ORÇAMENTOS #MLPENGENHARIA #SOLUÇOESINOVADORAS #CONDOMINIO #MANUTENÇÃOPREDIAL #RETROFIT #PROJETOS #IMPERMEABILIZAÇÃO #REFORMARESIDÊNCIAL #REFORMACOMERCIAL #INFILTRAÇÃO #TRINCAS #FISSURAS #RACHADURAS #LAJE #QUADRA #QUADRAPOLIESPORTIVA #PISCINA #FACHADA #APARTAMENTO #MANUTENÇÃODEAPARTAMENTO #APARTAMENTOLOCADO #APARTAMENTOALUGADO #MANUTENÇÃOLOCATÁRIO #MANUTENÇÃOSIMPLES
Comments