top of page

Levantamento Planialtimétrico - O que é e o que verificar na hora de contratar!

  • Foto do escritor: Lorena Galvão
    Lorena Galvão
  • 14 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Antes de falar sobre o levantamento planialtimétrico é necessário voltar um pouco no conteúdo topográfico para que você possa entender mais "tecnicamente" do que se trata esse tipo de estudo. Existem três tipos de levantamentos que podem ser utilizados para o levantamento das informações e características de um terreno ou lote:


  • O primeiro se trata do levantamento planimétrico: que busca levantar as medidas do plano do terreno ou do lote;

  • O segundo é o levantamento altimétrico: que traça as medidas verticais do terreno ou lote;

  • O último mas não menos importante é o levantamento planialtimétrico: que reúne ambos os estudos. Tanto os das medidas verticais quanto horizontais. Sendo considerado um levantamento mais completo.

Agora que você já sabe as diferenças básicas dos principais tipos de levantamentos topográficos, vamos nos aprofundar nas características do mapeamento planialtimétrico.


Com ele temos informações como as projeções horizontais, comumente conhecidas como os limites da área e também as alturas do terreno, que vão determinar o grau de declividade. É possível identifica-lo em planta como vários pontos conectados - por meio de linhas - formando assim uma curva de nível.



Representando ao final do levantamento - com todas as curvas de nível presentes - o relevo do local, informação bem importante por exemplo para o georreferenciamento de imóveis rurais.

Ou seja, o levantamento planialtimétrico visa descrever de forma minuciosa todos os detalhes da área: ângulos, norte, diferenças de nível, obstáculos (ex.: formações rochosas, árvores, etc), postes, cercas e tudo mais que possa servir para identificar com particularidade o local. A aplicação desses dados é utilizada inclusive para projetos de estradas, extração de areia ou cascalho, barragens, conferência de áreas, regularização de documentos. Sendo extenso a aplicação e o uso desse tipo de informação.


A execução desse levantamento é dividida em duas fases: medição em campo e desenho técnico (realizado a partir dos dados levantados). É importante que na hora de contratar duas variáveis sejam levadas em conta:


  • Profissional: deve ser credenciado, e é necessário que tenha conhecimento na área de atuação do projeto, para identificar qual o melhor meio de realizar as medições, economizando tempo e resultando em um menor custo de contratação do serviço.

  • Equipamentos: devem ser calibrados periodicamente em laboratório para atestar a precisão dos valores das medidas levantadas. Aqui cabe um alerta a validade da calibração deve ser atestada por estabelecimentos creditados pela RBC - Rede Brasileira de Calibração.

Após essas informações, fica claro que não é recomendado realizar nenhuma obra ou reforma sem esses dados, já que essas informações possibilitam identificar os acidentes geográficos da área e dessa forma tratar possíveis eventualidades que possam ocorrer na execução da obra.


O custo-benefício é imensurável se comparada com a responsabilidade técnica e aplicabilidade envolvida no trabalho. Já que as medições, se realizadas de forma correta, e embasadas nos conhecimentos técnicos direcionados para esse tipo de coleta de dados, previnem futuros problemas na construção.


E aí gostou do conteúdo? Já sabia das aplicações do levantamento planialtimétrico?

Comenta aqui pra nós, isso nos ajuda a entender qual o tipo de conteúdo vocês gostam de ver por aqui!


Aproveita e já nos siga em nossas redes sociais, todo dia postamos conteúdos por lá! É só clicar nos ícones abaixo.












Comments


  • WhatsApp-icone
  • YouTube ícone social
  • Instagram
  • linkedin
  • facebook

©2020 por MLP ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES. 

bottom of page